Rebentos2024-02-12T02:01:59+00:00

Estão abertas as candidaturas para a 4ª edição do Rebentos – Mostra de Cinema Emergente, a realizar-se entre Maio e Dezembro de 2024!

Em 2024, o Concelho de Sintra volta a receber dezenas de curtas-metragens realizadas por jovens de todo o mundo. Após o sucesso da edição de 2023, que contou com 31 filmes de 13 nacionalidades diferentes, a Claraboia pretende dar a conhecer ao público Sintrense projetos artísticos a serem desenvolvidos por jovens dentro e fora do Concelho. O Rebentos já não se circunscreve apenas à Casa da Juventude da Tapada das Mercês, serão realizadas duas sessões em escolas básicas e secundárias assim como em outros pontos do Concelho.

A edição do Rebentos ‘24 estender-se-á ao longo de 7 sessões nas quais serão exibidas entre 5 a 6 curta-metragens, incluindo sempre 3 filmes nacionais. A projeção dos filmes será seguida de uma conversa, sendo que em todas as sessões serão convidados a estarem presentes os realizadores das obras e outros convidados especiais.

Esta call for entries, a decorrer entre 30 de Novembro de 2023 e 1 de Fevereiro de 2024, é dirigida a jovens com idade superior a 16 anos e inferior a 35 anos (completos até ao dia da inscrição), profissionais ou artistas amadores, existindo duas categorias para inscrição: Produção Portuguesa e Produção Internacional. Os resultados da seleção serão conhecidos até 29 de Março, após a aprecição por parte do júri, constituído por Carolina Pinto, Giuliane Maciel, Inês Moreira, Fábio Silva, Nuno Cintra e Vera Barquero.

Rebentos – Mostra de Cinema Emergente edição de 2023

Rebentos 2023

O Rebentos está de volta para a sua 3ª edição!

O Rebentos regressa com 31 curtas-metragens de 14 nacionalidades diferentes, promovendo uma programação anual internacional de cinema independente.

Num desejo permanente de renovação e expansão, esta 3ª edição apresenta duas novidades: uma sessão especial numa escola e a nomeação de uma temática para cada sessão na Casa da Juventude da Tapada das Mercês. As temáticas das sessões são abordadas através de estilos e perspetivas distintas, proporcionando uma multiplicidade de olhares sobre os tópicos “Saudade”, “Identidade”, “A Nossa Casa” e “Representações da Morte”. Com curtas-metragens da ficção ao experimental, passando pela animação e o documental, cada filme expõe uma narrativa que, no coletivo da sessão, compõem um mosaico de percepções que convidam à reflexão e ao diálogo.

Junta-te a nós nesta grande celebração do cinema emergente!

Publicações

Go to Top