Vanessa Parish Crooks, é uma artista (poeta, cantora, compositora) nascida em Lisboa com ascendência cabo-verdiana, da ilha da Brava.

O seu trajecto musical iniciou-se em Inglaterra em 2020 com o lançamento do seu primeiro single, Gentle Reminder, em colaboração com o produtor americano Nightshift.

Em 2022/23 junta-se ao colectivo Black City, criado por Uncle C, onde explora a vertente mais crua do Hip-Hop, pelo qual apresenta extensa influência, assim como o Neo-Soul e o Jazz.

Ainda em 2023, participa da segunda edição de Jazz OPA (projecto patrocinado por Sons Da Lusofonia), com curadoria de Valete, Carlos Martins e André Fernandes.

Ao longo de 2023 lança mais singles, o mais pertinente Silent Threat, é seguido pela apresentação do seu primeiro EP- 3 Walls & A Call. Uma obra de vulnerabilidade, empoderamento e aceitação, onde o casamento da sonoridade do BoomBap e Soul se destacam.

VPC conta no seu percurso com actuações em palcos icónicos da Grande Lisboa como CCB, MusicBox, B.leza, Tokyo, Fábrica Braço de Prata, Titanic, etc.

Como influências tem Erykah Badu, Bahamadia, Sara Tavares, Mayra Andrade, entre outras.

O som é frequência de Vanessa Parish Crooks fundido de géneros musicais fortifica o empoderamento social, sendo uma necessidade. As suas obras apresentam-se em Inglês, Crioulo e Português.