Nesta oficina serão introduzidos alguns tópicos base sobre Looping e Live Performance. Wake Up Sleep será o guia na demonstração das mais variadas técnicas e dicas para a criação de loops em tempo real, desde a exploração rítmica e melódica ao lado mais experimental do que é gerar um som através da mistura de hardware e os seus parâmetros mais complexos.

Looping, termo que integra também o sampling ou música derivada de loops, é uma técnica performática em que o artista cria e adiciona camadas de som em tempo real, dando continuidade a um ciclo sonoro que se constrói por si próprio, permitindo a criação de paisagens sónicas complexas e ritmos, sem a necessidade de ter gravações pré feitas.

Esta é também uma técnica utilizada na produção musical pois possibilita o desbloqueio de novas formas de criação e uma amplitude de variações sónicas possíveis de alcançar apenas através da aleatoriedade ou da improvisação que as diferentes técnicas de looping disponibilizam. Nesta oficina serão introduzidos alguns tópicos base sobre Looping e Live Performance.

Wake Up Sleep será o guia na demonstração das mais variadas técnicas e dicas para a criação de loops em tempo real, desde a exploração rítmica e melódica ao lado mais experimental do que é gerar um som através da mistura de hardware e os seus parâmetros mais complexos. Para a concepção de uma performance que vive essencialmente da construção de sons ao vivo, esta oficina terá como foco principal temas que abordam a ligação entre espontaneidade e metodologia, sendo que esta é uma atividade que exige bastante dos dois tipos de interacção e preparação para atingir um resultado fluído e natural, seja para a apresentação de um concerto ou até mesmo no processo criativo em estúdio. Este é um momento que visa a integração dos participantes na partilha de conhecimento, práticas musicais e resposta a dúvidas ou curiosidades sobre o processo de criação, desenvolvimento e filosofia por detrás da arte dos loops.

Os participantes podem levar os seguintes materiais, não sendo obrigatório para a participação na oficina: Materiais ou ferramentas; guitarras, voz, loop station, portátil, percussão, outros.

f

‘Wake Up Sleep’, é o pseudônimo sob o qual Cláudio Martins centra a sua busca, na constante reformulação dos seus padrões sonoros aborda nas suas composições a temática do sono e do sonho, encontra no seu léxico rítmico e melódico a sua forma de se transpor para um mundo onde os sentidos e as sensações prevalecem, música que celebra a dimensão harmônica gerada por contratempos inesperados e alterações repentinas do espaço-tempo musical, transporta o ouvinte para um universo desconstrutivo, de imprevisibilidade e espontaneidade.