iolanda, cantora e compositora, é a grande vencedora da última edição do Festival da Canção e uma das artistas mais promissoras da música atual portuguesa.

2024 foi marcado pela incrível prestação na 68.a edição da Eurovisão, na Suécia, que lhe garantiu posicionar Portugal num honroso 10.o lugar. Realizou duas datas esgotadas em nome próprio no Capitólio e mais recentemente editou o seu novo EP, ‘OLHAR P’RA BAIXO’.

Foi em 2023 que editou o EP de estreia ‘Cura’, um dos discos do ano para o Expresso/Blitz, calorosamente recebido pelo público e pela crítica, que desde logo a apontou como uma provável próxima grande diva da música portuguesa. Desde então, iolanda não tem parado, tendo já atuado em alguns dos mais importantes palcos nacionais, entre eles NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura, Sónar e Festival F.

Em iolanda ouve-se algo raro e não é só pela sua voz poderosa. Tem na escrita uma capacidade impressionante de fazer sentir, cantada numa pop honesta, mas arrojada, envolta numa electrónica que flutua entre batidas e quebras de ritmo, provocando os limites da contemporaneidade. É há muito compositora, tendo já colaborado na escrita com artistas nacionais como Bárbara Tinoco, Bárbara Bandeira, entre outros.